Hokuto no Ken é aclamado como um dos melhores animes de todos os tempos, pai de muitas séries de ação que conhecemos, e homenageado no mundo inteiro.
Se você curte períodos pós-apocalipiticos e/ou obras com narrativa vingantiva, este é o anime certo! Hokuto no Ken (HNK), também conhecido como Fist The Norte Star (FTNS), foi lançado em 1984-87 na TV Fuji (Japão) sendo animado pela Toei Animation. Ele foi finalizado com 152 episódio dividido em 2 temporadas, uma de 109 e outra de 43.
Decidi falar das temporadas separadamente para não acabar soltando spoilers.
Hokuto no ken (1984, 109 eps)
SINOPSE
Em 199X, uma guerra nuclear destruiu o mundo. Os mares secaram, a terra secou. Plantas, animais... Quase todas as formas de vida foram extintas. Porém, a humanidade sobreviveu. Num mundo desses, a violência impera, e o poder está nas mãos daqueles que são fortes. Hokuto No KEN conta a saga de Kenshiro, herdeiro de uma arte marcial de dois mil anos chamada Hokuto Shinken (O Punho Divino da Estrela do Norte), para resgatar sua amada que foi raptada por Shin, um antigo amigo de infância e praticante do Nanto Seiken (O Punho Sagrado da Estrela do Sul), outra técnica milenar.
Já faz 2 anos que vi essa maravilha e ele continua bem vivo na memória como se tivesse visto ontem. Demorei a ver por saber que era dramático e não possuia muita comédia, deve ter ficado em minha lista por no minimo 4 anos. Será que existe alguém que nunca deixou um anime mofar na lista?!
A animação dele é sim datada, porém como todo anime, melhora a cada episódio. Para mim, isso não é um impedimento para assistir porque gosto muito do traço clássico dos animes.
O arco do anime tem um problema: os fillers. O Kenshiro não começa fraco, o hokuto shinken é invencivel, e os inimigos inicias não oferecem perigo. Afinal, que chance um pé de chinelo teria contra um lutador profissional? Você soma isso com 9 fillers e o estrago está feito. Peraí, não desista do anime! Ver o Kenshiro mandando vagabundo para vala é SATISFATÓRIO DEMAIS.
Até aparecem alguns lutadores com técnicas interessante mas o kenshiro consegue derrota-los de diversas formas diferentes. E isso é um dos pontos altos da obra, as finalizações são excelentes, o Hokuto shinken é muito da hora. A histório do anime e os personagens são sensacionais! Não vou citar um por um porque quero dar um destaque aos irmãos hokuto.
![]() |
Faltou o Jagi mas é uma bela arte! |
A arte marcial do hokuto shinken só aceita um herdeiro e os outros ou tem a memória apagada, ou tem seus punhos selados (eles literalmente explodem) pelo herdeiro ou mestre. Há a possibilidade do voto de abstinência, que em caso de quebra, tem a pena de morte. Kenshiro, Jagi, Toki e Raoh, adotados por Ryuken(mestre do hokuto), eram cotados para a posição de herdeiro. O mundo estava num completo caos e a escolha de Kenshiro como herdeiro, seguido da morte de Ryuken, fez com que as 4 forças de Hokuto se espalhassem pelo mundo. Kenshiro, a ordem pela justiça, Toki, a ordem pela paz, Raoh, a ordem pelo terror, e Jagi, a completa anarquia. O paralelo deles é muito bem desenvolvido na obra e ainda tem as escolas marciais de Nanto!
![]() |
Respectivamente: Kenshiro, Rei, Toki, Shin, Shuu, Ryuga e Souther. |
Quando Nanto cai em desgraça, Hokuto entra em ação!
O destino é algo muito bem utilizado, cada herdeiro de nanto tem uma estrela guia, sei que você deve ter torcido o nariz. Mas não se preocupe, as coisas não acontecem de forma artificial, tem todo um desenvolvimento por trás.
Enfim, acho que já deu para notar que a estória é muito rica. Mas antes de passar para o próximo, alguns pontos que não podem ficar de fora:
Enfim, acho que já deu para notar que a estória é muito rica. Mas antes de passar para o próximo, alguns pontos que não podem ficar de fora:
- Os 2 primeiros arcos tem um ritmo lento
- A dublagem é excelente
- Personagens bem contruídos e desenvolvidos
- Gritos de artes marciais para cada estilo (você pode estranhar mas eu adorei!)
- Plots-twists insanos!
Hokuto no ken II (1987, 43 eps)
SINOPSE
Nesse novo mundo de paz e prosperidade, levanta-se um poder outrora apagado: a Imperatriz Celestial, detentora de um antigo poder e comandante de ambos, Hokuto e Nanto, começa a espalhar seus tentáculos pelas terras, e logo a humanidade se vê subjugada por uma força tirana e opressora.
Num mundo sem esperança, onde o único homem capaz de combater a ditadura está desaparecido, aparece uma tropa de resistência: o Exército de Hokuto, idealizado e liderado pelos dois jovens que acompanharam Ken em suas aventuras... Bart e Lynn. Mentorados por Rihaku, o último dos Goshasei, eles enfrentam a tirania do jeito que podem, ansiando pela volta do Salvador.
Esta temporada tem apenas 2 arcos, então não vou me alongar e ser mais objetivo. Até porque, teria que revelar muita coisa da primeira.
Ela é muito interesante porque nos revela mais coisas antes das bombas nucleares devastarem a terra (a 1T tambem revela), principalmente sobre a terra natal dos irmãos Hokuto. Ela acaba tendo o mesmo problema da 1T, tendo um ritmo um pouco lento e o kenshiro demora a aparecer. Mas quando ele aparece melhora em 1000%. Uma coisa que eu achei um pouco ruim foi da Lin e do Bart não terem aprendido nenhum estilo de arte marcial, tendo sido cuidados pelo Rihaku.
Os Goshasei eram um grupo de pessoas que protegiam o Grande General do Nanto, eram poderosos e tinham 4 estilos de luta(os 4 elementos da natuza) e o Juuza (Chad que peitou o Raoh e ainda tirou onda da cara dele) que tinha um estilo próprio. Rihaku ajudou no treinamento de todos, exceto o juuza. Claro, como se trata de uma quebra de expectaviva minha pode não ser um defeito para você. Os personagens Ein e Falco são grandes destaques do Arco, roubam a cena diversas vezes.
![]() |
Ein e Falco |
Esse arco da Imperatriz tem seu ponto alto no final com gancho direto para o arco da Terra de Shura. E esse arco é tão bom que faz o anterior parecer uma merda, é uma loucura total (no bom sentido). Kenshiro enfrenta o Freddie Mercury. (Alias tem muito disso em HNK, muitos artistas são homenageados na obra.) Os 3 lordes de shura são insanos!
Destaco o Shachi e o Akashachi que são personagens que no inicio você não dá nada por eles mas se tornam incriveis. Honra é o que define eles! Infelizmente, não tem como eu dizer mais coisas sem soltar spoilers.
Essa temporada acaba deixando a desejar na animação, e isso porque a 1T terminou com uma qualidade muito alta. Mas mesmo assim eu curti!
Essa temporada acaba deixando a desejar na animação, e isso porque a 1T terminou com uma qualidade muito alta. Mas mesmo assim eu curti!
Obs: o mangá não foi totalmente adaptado, ainda tem 2 sagas depois do fim do anime.
Atenção: HNK tem altas doses de testosterona, lealdade, honra, amor e amizade. Consuma sem moderação!
HNK Raoh Gaiden Ten no Haoh (2008, 13eps)
SINOPSE
A história se foca no antagonista de Hokuto No Ken, Raoh, e mostra o crescimento de seu poder como conquistador do mundo pós-apocalítico antes e durante os eventos da obra original.
Esse spinoff é incrível, ele foi feito para sufar junto no sucesso da Pentalogia. Dá para ver que foram feitos de forma simultanêa e tem um belo casamento. Ele homenageia o anime original dando diversos paralelos do Raoh com o Kenshiro. Além dos ganchos das sagas que vemos no HNK. Eu tenho só 2 críticas a ele que acabam servindo tambem para a pentalogia...
![]() |
Raoh e Kenshiro |
Falarei uma aqui e a outra na pentalogia. A primeira é: a redução do Raoh. No anime original o Raoh sempre é mostrado como alto-suficiente, não é só uma parede de músculos sem cérebro. Eles inseriram 2 novos personagens para serem parceiros dele e por consequência acabaram tendo que o reduzir para que eles tivessem relevância. Uma coisa é você receber conselhos tendo boas ideias e outra é você ser um imbecil que não pensa por si mesmo.
Não gosto dessa construção que fizeram mas o desenvolvimento foi muito bom. Eu chamo esse anime de íncrivel porque além de ter um bom equilibrio entre humor e drama. Ele funciona tanto para quem viu o HNK, como para quem nunca viu. Claro, quem conhece a obra vai acabar desfrutando mais, pelos motivos que mencionei anteriormente.
A pentalogia Hokuto no ken
A pentalogia (3 filmes e 2 Ovas) é um remake/adaptação bem resumida da 1 temporada. A qualidade da animação é espetacular. A crítica que mencionei antes é que ele corta grande parte dos eventos, principalmente da "parte 2"(Arco clã fang, Arco Jagi, Arco amiba, Arco prisão de Cassandra, Arco Ken-oh e Arco Yuda), o Jagi e o Amiba são deletados... (Na 1T o anime se auto-divide em 4 partes.) É bom para quem quer conhecer a obra ou revisita-la.
São eles (ordem de lançamento):
- HOKUTO NO KEN: RAOH-DEN JUNAI NO SHO (2006)
- HOKUTO NO KEN: YURIA-DEN (OVA 2007)
- HOKUTO NO KEN: RAOH-DEN GEKITO NO SHO (2007)
- HOKUTO NO KEN: TOKI-DEN (OVA 2008)
- HOKUTO NO KEN: KENSHIRO-DEN (2008)
Não tem problema ver na ordem de lançamento porque eles apresentam tudo q é preciso pra entender a trama. Mas aqui vai a ordem cronológica dos eventos:
- Hnk kenshiro den (pule os primeiros 5 min pq é continuação direta do HNK Raoh gaiden gekitou den) é um prequel do anime. Pós-créditos: inicio do anime.
- Hnk yuria den (final cita pequeno spoiler do raoh den junai no sho)
- Hnk raoh den junai no sho
- Hnk toki den
- Hkn Raoh gaiden gekitou den + 5 min inicias do kenshiro-den
Bem é isso... ele não é muito conhecido no Brasil, infelizmente, por não ter entrado em nosso mercado atravez da dublagem. Muitos ignoram esse impacto que ela traz. Eu não tenho dúvida que se tivesse sido dublado ele seria tão famoso quanto o CDZ é aqui no Brasil.
Vou ficar devendo o spinoff Souten no ken (2006,26 eps) e Souten no ken regenesis (2018, 24 eps), que contam a história do bisavô do kenshiro. Ainda não vi e sempre ouço falarem mal kkkkk O regenesis eu sei que é em 3D por que pesquisei há um tempo atrás
Encerro esse tributo, obrigado por ler até aqui e até a próxima!
0 Comentários