Sinopse
Miguel é um agente federal da "D.A.E." ("Divisão Armada Especial"), altamente treinado e perito em armas. Após experimentar um trauma, ele parte para uma jornada pessoal de vingança, assume a identidade de um vigilante mascarado. O "Doutrinador" resolve fazer justiça com as próprias mãos exterminando políticos e donos de empreiteiras corruptos. Agora, seu maior objetivo é combater uma quadrilha de políticos e bandidos que tomaram a frente da política brasileira e passaram a governar o país pensando apenas em seus próprios interesses.
O ano de lançamento
O Doutrinador (2018), filme baseado no quadrinho O Doutrinador criado por Luciano Cunha, foi lançado em um ano bastante conturbado por causa da eleição presidencial. Estava ocorrendo uma grande polarização política, o Brasil estava se dividindo entre, segundo a imprensa, "lulismo" e "bolsonarismo".
O doutrinador é um anti-heroi que ultiliza armas de fogo e não perdoa corruptos e os mata sem dó (errado não tá!). Isso, em pleno ano eleitoral, o fez ser associado a imagem do presidenciável Jair Messias Bolsonaro (atual presidente do Brasil).
Protesto, cena do filme O Doutrinador (2018) |
E não deu outra, a mídia não perdeu tempo e começou a difamar a obra, diversos veículos da imprensa se juntaram em um só propósito: empedir o sucesso do filme. Chegaram até a chamar de "Produção de índole fascista" (Revista de Cinema), rótulo que estamos cansados de ver hoje em dia.
Diante de tudo que estava acontecendo, Gustavo Bonafé (Diretor) em uma entrevista exclusiva para o site Adoro Cinema declarou:
"Não é um filme político. Como os quadrinhos tinham uma relação mais direta com a realidade, buscamos o lado do anti-herói, para ser uma obra de ficção. Não tomamos nenhum partido, a intenção é expressar a revolta contra toda a classe política, seja ela de esquerda ou direita. É importante lembrar que se trata de entretenimento..."
O Lançamento
Então, no dia 1 de novembro de 2018, o filme O Doutrinador entrou em cartaz. Estava disponível em 447 cinemas em todo o Brasil, teve uma ótima recepção do público, foi muito bem avaliado nas críticas e chegou a alcançar a sexta posição em arrecadação mesmo estreiando junto de Bohemian Rhapsody (2018) e O Quebra-Nozes e os Quatro Reinos (2018)[1]. Mesmo com o seu sucesso de estreia, estranhamente vários cinemas foram retirando o filme de cartaz, encerando sua passagem em apenas 95 dos 447 cinemas de sua estreia e fechou com 253 mil ingressos vendidos e bilheteria aproximada de R$2.973,285 ($772,282)[2].
O tempo foi passando e o nosso querido Anti-heroi tupiniquim Doutrinador começou a despertar o interesse no público de diversos paises. Surgiu a demanda e ela foi atendida! O Doutrinador ganhou dublagem e foi sendo disbonibilizado:
- Em dezembro/19, na coreia como 어웨이크너: 히어로의 탄생 ("Despertador: Nascimento de um heroi")
- Em janeiro/20, no Japão como ケルベロス 紅 の 狼 ("Lobo carmesim de kerberus")
- Em janeiro/21, na França e Itália como NightWatcher ("Espreitador Noturno")
- Em julho/21, na Rússia como каратель ("o castigador")
O Doutrinador HQ está de casa nova, ele pertence a editora Super Prumo, fundada pelo seu próprio criador Luciano Cunha. Em breve estará disponível novamente a sua nova aventura chamada Doutrinador: o vírus vermelho. Também encontrará outras obras como Destro, Alt Hero, Garra Cinzenta e muito mais!
0 Comentários